Quem sou eu

Minha foto
São Paulo - Zit Zona Sul, São Paulo - Capital, Brazil
Claudio Rufino, Pós Graduado em Gestão Empresarial (MBA-Gestão Empresarial), Bacharel em Ciências Contábeis, Técnico em contabilidade, professor de contabilidade, Educador Financeiro, Graduando em Ciências Juridicas. Na década de 90 formado em "Técnico em Contabilidade" precisamente no ano de 1992 pelo Colégio Cenecista Professor Henrique José de Souza(CNEC), no estado do Rio de Janeiro. Pós Geaduado em Gestão Empresarial - MBA pela Universidade Ibirapuera, Graduado em Ciências Contábeis pela FASUP - FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO - São Paulo - SP. Atuando como Empresário Contábil na Zona Sul de São Paulo. Atuante na área contábil desde 1993, somando conhecimentos para obter resultados com excelência e qualidade. Claudio Rufino, desde 1993 prestando serviços com excelência e qualidade. www.fcscontabeis.com.br https://www.facebook.com/fcscontabeis

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

EMPREENDEDORISMO E A BONECA BARBIE

Vivemos em um cenário de aceleração da história. As mudanças são rápidas e radicais. Os jovens aderem de corpo e alma ao descartável, ao efêmero. A nova geração de ficantes não gosta da rotina. 
Atualmente, nos Estados Unidos, metade dos casamentos termina em divórcio. Recentemente, uma empresa americana com mais de cinco mil empregados constatou que apenas 148 deles tinham mais de três anos de casados. Diante disso, as empresas precisam trilhar caminhos cada vez mais inseguros e menos previsíveis.

Quando algum empreendedor me pergunta como sobreviver em um cenário tão mutante e dinâmico, respondo:

::Faça como a Barbie::.

A boneca Barbie é o brinquedo mais conhecido no mundo. São vendidas mais de dois milhões de bonecas por mês, em cerca de 140 países. Qual é o segredo do sucesso desse brinquedo de concepção antiga, lançado em 1959? A resposta está na palavra reinvenção. A boneca Barbie vem sendo reinventada com inteligência e criatividade, há quase 45 anos.

Ela, suas roupas, acessórios, amigos e namorados evoluíram. A família Barbie acompanhou e soube interpretar comercialmente as mudanças no estilo de vida, na moda e, sobretudo, o crescimento das atividades profissionais das mulheres no período. Para se manter atualizada, a Barbie já assumiu umas 400 profissões e já sofreu mais de 500 mudanças no visual.

Seu guarda-roupa acumula mais de um bilhão de peças diferentes.

A sobrevivência do sistema capitalista, da chamada sociedade de consumo, nunca foi tão dependente da criatividade e das inovações como agora. Que seria, por exemplo, da indústria de telefones celulares se os adolescentes não quisessem trocar seus aparelhos antigos por novos quase que todos os anos? Que seria das indústrias têxteis e de confecções se a moda não mudasse a cada estação? A roda da economia mundial gira graças ao combustível intelectual fornecido por pessoas criativas que sonham, visualizam, planejam e executam projetos inovadores. Esses criativos são poucos, são curiosos e nunca se contentam com a primeira idéia que têm.

Eles são ousados e procuram sempre uma maneira inovadora para executar tarefas de uma maneira melhor, mais rápida e com custo menor.

O professor DomenicoDe Masi costuma dizer que a criatividade é a  principal e mais importante característica do empreendedor, pois o resto é mais fácil de conseguir no perfil de uma pessoa.

Não existem pessoas incapazes de sonhar e criar. O que existe é um enorme contingente de Empreendedores criativos e talentosos em estado latente. A maior parte desses empreendedores pode ser despertada por modernas técnicas, por exercícios capazes de quebrar bloqueios mentais e estimular o pensamento criativo. Não é possível treinar ou capacitar plenamente um empreendedor sem dotá-lo dos modernos conhecimentos que a ciência acumulou sobre a criatividade nas ultimas décadas.

Diante do exemplo de sucesso contínuo da boneca Barbie, fica evidenciado que o espírito empreendedor, a criatividade e as modernas técnicas de marketing são imprescindíveis para uma empresa navegar com segurança por mercados tão revoltos e instáveis. Por isso, empreendedor, faça com sua carreira, produtos ou serviços o mesmo que vem sendo feito, há quase 45 anos, com a boneca Barbie: estimule sua criatividade e reinvente-se a cada dia.

Eder Bolson é empresário, professor universitário e consultor de empresas.

Colaboração: Professora Gabriela Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, comente e divulgue, seja disseminador de informações.