Carreira
A arte de lidar com colaboradores difíceis
A rotina profissional, por vezes, pode ser desgastante em
razão de pessoas com perfil profissional diferente. Há momentos em que um
colaborador pode deixar um outro colega nervoso. Com isso, muitos já passaram
por situações estressantes ou tiveram de suportar comportamentos desagradáveis
no ambiente corporativo.
Não adianta simplesmente trocar de emprego, pois a situação
persiste em qualquer ambiente de trabalho. Então, o jeito é aprender a conviver
com pessoas diferentes, reagindo da forma mais inteligente, saudável e
produtiva possível.
“Esse caso não é privilégio do funcionário A, B, ou C.
Acontece com qualquer um, independentemente do cargo ou do tempo de serviço”,
afirma a psicóloga e consultora de Recursos Humanos, Fernanda Conti.
Segundo ela, um gerente não pode evitar atitudes ruins e
comentários entre funcionários, pois sua função é administrar esses
comportamentos. “Sendo assim, o líder deve aprender a cuidar emocionalmente de
si mesmo, para que não seja influenciado pelo comportamento dos outros”,
orienta a consultora.
Conviver com tantos perfis e comportamentos “especiais” em
um grupo é uma das atribuições do líder. Segundo Fernanda, as melhores equipes
são formadas por pessoas com qualidades distintas, que sempre agregam valores
ao projeto.
O líder deve cuidar para não interpretar mal essas
diferenças. “Antes de reagir é preciso aprender a apreciar o que cada pessoa
faz de melhor e valorizar suas contribuições”, complementa.
No entanto, o que fazer com os colaboradores difíceis?
Demiti-los ou desenvolvê-los? Fernanda orienta que, antes de demiti-los, é
preciso testá-lo: “Coloque objetivos específicos para que os funcionários
saibam o que precisam fazer para melhorar. Propósitos vagos criam resultados
vagos e são imensuráveis. Com o correto direcionamento, o líder poderá medir o
desempenho de seus colaboradores e avaliar se vale a pena continuar investindo
tempo e dinheiro ou desliga-los da equipe”.
A consultora afirma que é preciso encarar as situações
adversas de maneira positiva com funcionários problemáticos, facilitando o
trabalho com todos da equipe.
FONTE: CRC/SP
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