Quem sou eu

Minha foto
São Paulo - Zit Zona Sul, São Paulo - Capital, Brazil
Claudio Rufino, Pós Graduado em Gestão Empresarial (MBA-Gestão Empresarial), Bacharel em Ciências Contábeis, Técnico em contabilidade, professor de contabilidade, Educador Financeiro, Graduando em Ciências Juridicas. Na década de 90 formado em "Técnico em Contabilidade" precisamente no ano de 1992 pelo Colégio Cenecista Professor Henrique José de Souza(CNEC), no estado do Rio de Janeiro. Pós Geaduado em Gestão Empresarial - MBA pela Universidade Ibirapuera, Graduado em Ciências Contábeis pela FASUP - FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO - São Paulo - SP. Atuando como Empresário Contábil na Zona Sul de São Paulo. Atuante na área contábil desde 1993, somando conhecimentos para obter resultados com excelência e qualidade. Claudio Rufino, desde 1993 prestando serviços com excelência e qualidade. www.fcscontabeis.com.br https://www.facebook.com/fcscontabeis
Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

IRPF 2010/2011 - Está chegando a hora!!!

A exatos 15 dias para o inicio em que o prazo oficial de entrega da declaração anual de ajuste do Imposto de Renda 2011(a entrega será a partir dia 01/03/2011 até 29/04/2011), é recomendado que os contribuintes de antemão já podem e devem começar a traçar os preparativos para acertar as contas com o IR ou para alguns “o Leão”. Neste ano, o calendário para envio da declaração à Receita Federal (RFB) vai do dia 1.° de março a 29 de abril. É obrigado a declarar quem, em 2010, recebeu rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 22.487,25.

A seguir o contribuinte deverá tomar como meta o primeiro passo nada mais  é reunir em uma pastinha catálogo ou aquelas de estudante ou mesmo aquela sua “GAVETA” todos os documentos necessários para o preenchimento da declaração, os documentos são: comprovantes de rendimento(aquele documento fornecido pelo seu empregador), documentos bancários, nesse caso extrato da conta corrente, aplicação e poupança se houver (poupar nos dias de hoje está muito difícil, diga-se de passagem) e recibos relacionados a aquisição ou venda de bens”, orienta o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacom), Valdir Pietrobon.

“O importante é que tudo o que esteja relacionado aos gastos e receitas seja declarado com base nesses documentos. Se perceber que algum desses comprovantes não chegou até o dia 28, é melhor correr atrás do que ficar esperando para ver se vai chegar”, orienta Pietrobon. Segundo ele, no caso de bancos e corretoras de valores o contribuinte também pode acessar essas informações pela intenet.

Despesas médicas – aqui mora o grande perigo, portanto MUITO CUIDADO!!!

Uma questão que merece atenção redobrada neste ano são as deduções de gastos com despesas médicas. Segundo o advogado André Cordeiro, o lançamento de despesas não dedutíveis desta natureza é responsável por mais da metade das retenções em malha fina.

“Se fica comprovada a intenção de sonegação com uso de documentos falsos a Receita Federal gera um auto de infração e o contribuinte pode responder a processo criminal, além de pagar o recálculo do valor efetivo e multa de 75% mais a correção pela taxa Selic”, alerta o advogado.

Neste ano a RFB vai cruzar as informações sobre despesas médicas declaradas pelos contribuintes com as do Sistema de Despesas Médicas, que reúne informações financeiras de médicos, clínicas e prestadores de serviços em saúde.

“Pela primeira vez, a Receita vai cruzar dados de forma automática. Quem lançar despesas que não foram feitas ou valores acima do que foi pago vai certamente cair na malha fina. Não tem como enganar o Leão”, alerta Pietrobon.

Fonte: Gazeta do Povo
Compilação: Professor Claudio Rufino
Esse conteúdo poderá ser retransmitido desde que sejam citadas as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, comente e divulgue, seja disseminador de informações.