Quem sou eu

Minha foto
São Paulo - Zit Zona Sul, São Paulo - Capital, Brazil
Claudio Rufino, Pós Graduado em Gestão Empresarial (MBA-Gestão Empresarial), Bacharel em Ciências Contábeis, Técnico em contabilidade, professor de contabilidade, Educador Financeiro, Graduando em Ciências Juridicas. Na década de 90 formado em "Técnico em Contabilidade" precisamente no ano de 1992 pelo Colégio Cenecista Professor Henrique José de Souza(CNEC), no estado do Rio de Janeiro. Pós Geaduado em Gestão Empresarial - MBA pela Universidade Ibirapuera, Graduado em Ciências Contábeis pela FASUP - FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO - São Paulo - SP. Atuando como Empresário Contábil na Zona Sul de São Paulo. Atuante na área contábil desde 1993, somando conhecimentos para obter resultados com excelência e qualidade. Claudio Rufino, desde 1993 prestando serviços com excelência e qualidade. www.fcscontabeis.com.br https://www.facebook.com/fcscontabeis
Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Seleção profissional malfeita - saiba como evitar prejuízo.

Para evitar alta rotatividade, as empresas devem saber avaliar o perfil dos candidatos de acordo com as necessidades de cada função.

Recrutar é o processo de identificar e atrair pessoas por meio de divulgação e pesquisas. É a procura por candidatos que estão disponíveis dentro e fora da empresa (no mercado de trabalho), com potencialidade para preencher um cargo vago.

Para começar o recrutamento, é importante que o empresário tenha em mãos a descrição do cargo. Isso facilitará a análise da busca pelos melhores candidatos e a definição de como deverá ser o processo de recrutamento.

Essa descrição do cargo nada mais é do que a relação das atividades ou funções que o candidato irá executar dentro da empresa; quanto ele vai custar e qual o perfil (características do candidato) se adapta ao cargo, para facilitar a localização da pessoa no mercado.

Estas características citadas são:

Experiência necessária;
Formação escolar e profissional;
Idade;
Estrutura familiar;
Vida social.

Um dos meios para a empresa recrutar é recorrer ao seu quadro de colaboradores, verificando, por meio de uma análise, se existem candidatos internos com potencial para suprir a vaga existente. Esse é o método de recrutamento interno.

O método de recrutamento externo é aquele que recorre ao mercado de trabalho, local – presente na própria comunidade onde a empresa atua ou conforme as exigências do cargo – regional, nacional ou até internacional.

A empresa pode recorrer também ao método de recrutamento misto, ou seja, utilizar os  meios interno e externo ao mesmo tempo para o preenchimento das vagas existentes.

Você deve escolher um meio que seja eficiente para a sua empresa. O recrutamento deficiente ou inadequado traz prejuízos. Pode-se destacar:

Alto índice de turnover (saída e entrada de pessoal);
Aumento dos custos de recrutamento e treinamento;
Ambiente de trabalho desmotivador;
Equipe insatisfeita.

Para manter a saúde da organização, os funcionários precisam estar satisfeitos e exercerem suas atividades com qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, comente e divulgue, seja disseminador de informações.