Por Robert Sutton | Especial para
o The Wall Street Journal
Os funcionários esforçados
costumam receber um monte de atenção dos patrões. Mas as maçãs podres deveriam
merecer ainda mais.
Um volume crescente de pesquisas
sugere que ter apenas alguns empregados desagradáveis, preguiçosos ou
incompetentes pode arruinar o desempenho de uma equipe ou de uma empresa, não
importando quão espetacular sejam os outros empregados.
Os maus funcionários distraem e
arrastam para baixo toda a equipe e seus comportamentos destrutivos, tais como
a preguiça, a raiva e a incompetência, são muito contagiosos. Os líderes que
deixam algumas maçãs podres entrar - talvez em troca de favores políticos - ou
fazem vistas grossas quando os funcionários são rudes ou incompetentes estão
armando um cenário inevitável em que mesmo os profissionais mais hábeis da
equipe falharão.
É crucial que os líderes filtrem
essas maçãs podres antes de serem contratadas, e se alguma escapar no processo
de peneiragem, os gerentes não devem medir esforços para reformá-los ou (se
necessário) despedi-los.
É fácil entender por que gerentes
preferem se concentrar em atrair e desenvolver funcionários
"superstars". Várias pesquisas mostram que as estrelas e gênios podem
produzir resultados surpreendentes. E, obviamente, é mais divertido e
inspirador se concentrar em alguém com alto desempenho e cheio de energia.
Mas estudos de áreas que vão
desde relacionamentos românticos a relações no ambiente de trabalho mostram que
as interações negativas podem ter um impacto imensamente maior do que as
positivas. A razão é simples: "Ruim é mais forte do que bom", como
prega o psicólogo Roy Baumeister e seus colegas. Os pensamentos, sentimentos e
desempenho negativos que eles geram nas outras pessoas são muito maiores e mais
duradouros do que as respostas positivas geradas por colegas mais construtivos.
Considere a pesquisa sobre a
influência de maçãs podres na eficiência de uma equipe realizada por Will
Felps, R. Terence Mitchell e Byington Eliza. Eles examinaram o impacto dos
membros de uma equipe pouco esforçados, pessimistas, inseguros, ansiosos,
irritadiços e desrespeitosos. Um experimento de Felps descobriu que ter apenas
um idiota ou preguiçoso no grupo pode fazer o desempenho geral cair de 30% a
40%.
Como podem as organizações se
livrar dessas influências negativas? A maneira mais fácil, obviamente, é evitar
a contratação de maçãs podres em primeiro lugar, e isso significa ter uma
abordagem diferente na avaliação de candidatos a vagas.
Os meios usuais de triagem são
muitas vezes fracos quando se trata de determinar se um candidato é uma maçã
podre. Os candidatos podem ter ido para as melhores escolas ou podem ser
charmosos e brilhantes durante a entrevista, disfarçando bem preguiça,
incompetência ou maldade.
É por isso que uma das melhores
maneiras de peneirar funcionários é ver como eles realmente trabalham em
condições realistas. Akshay Kothari e Ankit Gupta usam essa abordagem. Quando
contratam novos empregados para a Pulse, empresa de Palo Alto, Califórnia, que
desenvolve aplicativos para leitura de notícias em smartphones e tablets,
consideram as avaliações de colegas e superiores e fazem várias rodadas de
entrevistas. Mas dizem que a estratégia mais eficaz é trazer os candidatos para
um dia ou dois de trabalho freelance, quando desenvolvem uma tarefa simples.
Não só é uma oportunidade de ver
de perto as habilidades técnicas dos candidatos, dizem Kothari e Gupta, mas
também de conhecer a sua personalidade. Os dois executivos afirmam que houve
vários candidatos que pareciam ótimos no papel e vieram altamente recomendados,
mas que não foram convidados para preencher a vaga porque as fraquezas técnicas
e interpessoais vieram à tona durante o processo de seleção.
Além de uma seleção inteligente,
é importante desenvolver uma cultura que não tolera idiotas. As melhores
organizações são explicitamente intolerantes com maçãs podres, deixando claro
quais comportamentos são inaceitáveis no ambiente de trabalho e agindo de forma
decisiva para preveni-los e detê-los.
Considere Robert W. Baird &
Co., uma firma de serviços financeiros que acumula elogios como um ótimo lugar
para trabalhar. A empresa é séria sobre a criação de uma cultura onde o
desrespeito e o egoísmo são inaceitáveis. Eles chamam isso de "regra
contra idiotas".
A empresa começa dar dicas sobre
sua política durante o processo de contratação, diz o diretor-presidente, Paul
Purcell. "Durante a entrevista, olho nos olhos do candidato e digo: 'Se eu
descobrir que você é um idiota, vou demiti-lo'", diz ele. "A maioria
dos candidatos não se perturba com isso, mas de vez em quando um empalidece e
nunca volto a vê-los, eles encontram algum motivo para desistir da vaga."
Sutton é professor da
Universidade Stanford e autor do livro " Bom chefe, mau chefe - como ser o
melhor e aprender com o que há de pior".
Fonte: Valor Econômico
Colaboração: Professora Gabriela
Ribeiro
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